top of page

Concreto reforçado como material estrutural



1- Concreto Armado

O concreto em si é uma mistura de agregados mantidos juntos em uma massa semelhante a uma rocha com uma pasta de cimento e água. O concreto é caracterizado por sua alta resistência à compressão e, em contraste, uma resistência à tração muito baixa.

O concreto armado combina concreto e aço onde as barras de aço compensam a resistência à tração que falta no concreto. Ressaltando que as barras de aço também são capazes de resistir às forças de compressão e são utilizadas tanto em colunas quanto em outras situações.

2- Vantagens do Concreto Reforçado como um material estrutural

O Concreto Reforçado pode ser o material disponível para construção mais utilizado. É usado em grandes ou pequenos edifícios, pontes, represas, paredes de contenção, túneis, instalações de drenagem e tanques e assim por diante. Este amplo uso é atribuído às suas inúmeras vantagens, incluindo o seguinte:

1. Resistência à compressão considerável por custo unitário em comparação com a maioria dos outros materiais.

2. As estruturas do concreto reforçado são muito rígidas.


3. O concreto armado possui grande resistência às ações do fogo e da água. Durante incêndios de média intensidade, elementos com cobertura satisfatória de concreto sobre as armaduras sofrem apenas danos superficiais sem rompimento.

4. É feito de materiais locais e baratos, como areia, brita e água) e requer quantidades relativamente pequenas de cimento e aço de reforço. Além disso, um material de baixa manutenção.

5. Tem uma vida útil muito longa em comparação com outros materiais. Sob condições adequadas, as estruturas podem ser usadas indefinidamente sem redução de sua capacidade de transporte de carga. Isso pode ser explicado pelo fato de que a resistência do concreto não diminui com o tempo, mas na verdade aumenta em um período muito longo devido ao longo processo de solidificação da pasta de cimento.

6. Geralmente é o único material econômico disponível para fundamentos, lajes de piso, porão, paredes, pilares e aplicações semelhantes.

7. Uma característica especial do concreto é sua capacidade de ser fundido em uma variedade extraordinária deformas de simples lajes, vigas e colunas a grandes arcos e conchas.

8. Requer um nível inferior de mão de obra qualificada em comparação com outros materiais, como aço estrutural.

Desvantagens do Concreto Reforçado como material estrutural

O engenheiro deve estar completamente ciente dos pontos fracos do Concreto Reforçado, além de seus pontos fortes, para aplicá-lo de uma maneira bem-sucedida. Entre suas desvantagens estão as seguintes:

1. O concreto tem uma resistência à tração muito baixa, exigindo o uso de armadura de tração.

2. São necessárias fôrmas para segurar o concreto no lugar até que ele endureça o suficiente para se sustentar. A fôrma às vezes pode ser muito cara. Para reduzir o custo geral, a maior ênfase é na redução dos custos da fôrma.

3. A baixa resistência por unidade de peso do concreto leva a membros pesados. Da mesma forma, a baixa resistência por unidade de volume de concreto significa que os membros serão relativamente grandes, uma consideração importante para edifícios altos e estruturas de vãos longos.

5. As propriedades do concreto variam amplamente devido às variações em sua proporção e mistura. Além disso, a concretagem e cura do concreto, não são tão cuidadosamente controladas como a produção de outros materiais, como aço estrutural e madeira laminada.

Duas outras características que podem causar problemas são a retração e a fluência do concreto.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page