Como impermeabilizar um terraço plano
A impermeabilização de terraços planos é um problema complicado na construção civil, principalmente porque as superfícies são planas. Isso significa que a água não pode escoar da estrutura rapidamente e se moverá lentamente ou acumulará acima da superfície, criando oportunidades para vazamentos.
Além disso, essas superfícies planas requerem ralos ou fossos de coleta para que a água flua antes de entrar nos tubos de drenagem verticais, outra grande fonte de vazamentos.
Conclui-se que as superfícies ásperas do terraço não são boas para impermeabilização, pois incentivam movimentos lentos ou acúmulo de água. Superfícies lisas são melhores. Quanto mais inclinação você puder dar à superfície, melhor. Uma inclinação de no mínimo 1% ou mais inclinada é recomendada para terraços.
A melhor forma de impermeabilizar um terraço plano é usar uma membrana impermeabilizante. Esta é uma fina camada de material impermeável que é contínua e não oferece nenhum caminho para a água entrar na estrutura. A membrana é colocada no topo da laje estrutural.
No topo da membrana, um material de enchimento é colocado. O material de enchimento é necessário para dar um declive ao acabamento do terraço. Esta inclinação segue em direção às saídas de drenagem.
A camada final é o acabamento. Pode ser um ladrilho, uma pedra ou qualquer material que resista às condições externas. O acabamento e as próprias camadas de enchimento não contribuem para a impermeabilização.
As áreas críticas na impermeabilização da membrana, onde é provável que falhe, são as poucas áreas onde a membrana não é contínua. Isso ocorre nas saídas, também chamadas de coletores de drenagem, onde a água se acumula antes de fluir para os tubos de drenagem.
Se ocorrer uma falha, ela não pode ser corrigida facilmente, pois a membrana não é acessível. Portanto, para corrigir uma falha, os trabalhadores da construção civil terão que arrancar o acabamento do piso e o material de enchimento, reparar ou substituir toda a membrana e recolocar as camadas superiores.
Comentarios