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7 indicadores de Avaliação de desempenho na Construção Civil


A avaliação de desempenho na construção civil pode ser um verdadeiro desafio para os gestores que desejam otimizar os processos nos canteiros de obras. Afinal, há um número imenso de processos e peculiaridades envolvidos.

Uma boa maneira de superar essa questão é por meio da definição e acompanhamento de indicadores conhecidos como KPIs. Eles oferecem um norte e estabelecem padrões para que a qualidade seja mantida como foco em todas as atividades construtivas.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, em tradução livre, pode ser conhecida como indicador-chave de desempenho.

Nas construtoras, os KPIs podem ser utilizados para guiar certos processos construtivos ou mesmo organizacionais.

Ao garantir que os padrões sejam cumpridos de maneira fiel e acessível às diferentes camadas gerenciais, a avaliação de desempenho por meio de KPIs garante uma gestão muito mais efetiva. E por consequência, agrega mais competitividade às empresas.

Na execução de uma obra, inúmeras atividades podem ser mensuradas.

Quando falamos sobre indicadores-chave, porém, é preciso determinar aqueles que realmente são relevantes para otimizar e garantir o sucesso do que foi planejado no projeto.

É fato que cada empresa possui as suas peculiaridades e, assim, pode depender de diferentes KPIs para sua avaliação de desempenho. Contudo, aqui abordaremos aqueles que são mais comuns e fazem parte do cotidiano de grande maioria das construtoras.

1. Índice de despesas

Fazer um levantamento de todos os gastos que serão exigidos durante a execução de um projeto (ou ainda para o caixa periódico da construtora) é o primeiro passo para garantir um controle responsável do que será executado pela empresa.

2. Taxa de sucesso em vendas

Um dos dados indispensáveis para analisar o sucesso de determinada construção é justamente as vendas alcançadas por suas unidades. Devem levar em consideração seu volume periódico de novas parcerias e negócios fechados.

3. Grau de satisfação dos consumidores

Ainda que todos os padrões construtivos estipulados pela construtora, pela legislação e pelas normas regulamentadoras do setor sejam atendidos, nenhum empreendimento terá sucesso caso seus usuários não estejam satisfeitos.

4. Índice de satisfação dos colaboradores

Assim como seus clientes, os colaboradores também têm uma opinião importantíssima para o sucesso de suas atividades. Afinal, são eles quem estão diretamente envolvidos na realização delas. Caso estejam insatisfeitos, os trabalhadores não terão o mesmo rendimento. Logo, é fundamental garantir sua satisfação.

5. Número de acidentes de trabalho e afastamentos

Ainda mais importante do que a satisfação dos colaboradores, são as condições oferecidas para que o seu trabalho seja desempenhado de maneira segura. Monitorar eventuais acidentes para detectar e corrigir eventuais problemas nos sistemas de segurança da própria empresa ou na conduta dos profissionais.

6. Índice de desperdícios

Nesse mesmo sentido, evitar sobras também é determinante, pois elas podem representar sérios desperdícios financeiros.

7. Não conformidades e respectivas soluções

Garantir um registro completo de eventuais não conformidades em um canteiro de obras é o primeiro passo para evitar que os mesmos problemas ocorram no futuro.

Mesmo com esse cuidado, é preciso também estabelecer os parâmetros para suas soluções, tendo registros das ações mais eficazes para cada caso. E, acima de tudo, registrando o tempo médio entre uma ocorrência e sua solução.

Os KPIs no canteiro de obras podem ser divididos em cinco grandes grupos de relevância, que dizem respeito à:

  • Qualidade da construção;

  • Segurança;

  • Custos;

  • Prazos;

  • Meio ambiente.

Acima de tudo, é preciso garantir que os parâmetros atendidos não digam respeito apenas às suas expectativas para o projeto.

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