NBR 15575: 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade
A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis em uma obra para o consumidor.
Como a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário, tratar das exigências dessa parte interessada é fundamental.
As exigências de habitabilidade são responsáveis por manter a satisfação do cliente durante a utilização do imóvel.
1. Estanqueidade da água
A NBR 15575 estabelece critérios de estanqueidade nas seguintes áreas da edificação:
Fachadas;
Pisos de locais molhados;
Coberturas;
Instalações hidrossanitárias;
Demais elementos da obra que possam estar sujeitos ao uso de água.
As regiões citadas correspondem a lugares molhados, resultando em lâminas d’água durante a utilização; e molháveis, que apenas recebem respingos d’água.
2. Desempenho térmico
O desempenho térmico é um fator que influencia no conforto do usuário, e consequentemente, no seu consumo de energia elétrica.
Para conseguir um desempenho térmico favorável ao usuário, é preciso levar em conta fatores dos usuários e do próprio imóvel, tais como:
Número de pessoas;
Faixa etária;
Condições fisiológicas e psicológicas;
Quantidade de mobília;
Finalidade do imóvel;
Atividades exercidas em seu interior.
Através desse tipo de análise, as características do local da obra e da própria edificação podem ser trabalhadas na definição de fatores como:
Topografia;
Temperatura e umidade do ar;
Direção e velocidade do evento;
Materiais utilizados na obra;
Número de pavimentos;
Dimensões;
Pé-direito;
Orientação das fachadas.
3. Desempenho acústico
Para cumprir essa exigência, é preciso evitar os ruídos gerados por fatores externos e que possam influenciar o ambiente interno, como:
Barulho feito pela circulação de veículos;
Ruídos provenientes de atividades nas áreas comuns do edifício;
Música alta;
Ruídos sonoros provenientes dos vizinhos;
Estabelecimentos na vizinhança.
4. Desempenho lumínico
A NBR 15575 estipula os níveis requeridos para iluminações naturais e artificiais. Assim, englobando as exigências de outra norma – a NBR 5413 -, que foca em iluminações artificiais.
5. Saúde, higiene e qualidade do ar
A construção habitacional, de acordo com a NBR 15575, deve ter níveis aceitáveis de materiais particulados em suspensão, microrganismos, bactérias e gases tóxicos.
No uso da norma, devem ser atendidas as regulamentações da Anvisa, Códigos Sanitários e as demais legislações em vigor.
6. Funcionalidade e acessibilidade
A funcionalidade e acessibilidade da edificação trata dos espaços necessários para uma boa experiência do usuário.
Além dos espaços dos cômodos, também podemos citar fatores como o pé-direito mínimo, que diz respeito à distância entre a superfície do um piso e a do próximo piso; cores; conceitos; entre outros que influenciam a vivência no local.
Por mais que essa seja uma questão de desempenho de edificações habitacionais prevista na NBR 15575, seus principais parâmetros e requisitos estão previstos na NBR 9050, que trata especificamente sobre o assunto.
7. Conforto tátil e antropodinâmico
Para o conforto tátil, são estabelecidos critérios de desempenho sobre a forma e limites de força necessários para acionamento de trincos, torneiras e outros dispositivos. Esses requisitos levam em conta princípios de ergonomia, como a estatura média das pessoas e a força física passível de ser aplicada por adultos e crianças.
Com os critérios de habitabilidade mencionados ao longo do artigo, fica clara a importância da NBR 15575 para que as construtoras atendam às principais exigências dos usuários.
Sendo assim, esses requisitos na construção civil se mostram não apenas importantes para manter a qualidade das construções, mas também para valorizar cada vez mais os proprietários e a sociedade.