Cobertura metálica: solução para galpões industriais
Galpões industriais são edificações que se caracterizam por possuir amplas áreas horizontais, com vãos-livres e pé-direito elevado.
As coberturas metálicas são uma ótima solução em função de características como alta resistência, durabilidade e baixo pêso.
O sistema deve ser dimensionado de modo a garantir a estanqueidade da edificação e proteger usuários e bens.
A especificação
As soluções disponíveis para coberturas metálicas de galpões se diferenciam pelo material do qual as telhas são compostas, por sua geometria e pela técnica de montagem.
É possível encontrar telhas trapezoidais, onduladas e zipadas e roll-on, estas últimas executadas no canteiro de obras, sem emendas.
Mais usuais em obras de galpões, telhas zipadas e roll-on têm facilidade para cobrir grandes extensões com alta produtividade.
O uso da Cobertura Metálica
No projeto de cobertura para galpões, o arquiteto deve estudar cuidadosamente a entrada de luz natural pelo telhado, por meio de iluminação zenital, e o dimensionamento para permitir as trocas gasosas no empreendimento.
Quanto maior for o espaçamento entre as terças, maior deverá ser a altura das telhas, para que sejam capazes de resistir aos carregamentos impostos à cobertura.
Além da inclinação mínima da cobertura e do espaçamento entre as estruturas secundárias, o projeto deve considerar a necessidade de juntas de dilatação na cobertura para grandes panos e prever detalhamento adequado das fixações e sistemas de acabamentos para minimizar a incidência de patologias nas edificações.
As coberturas metálicas, sejam de aço ou de alumínio, estão muito associadas a um alto grau de irradiação de calor para dentro do espaço construído, e a desconfortos acústicos diante de chuvas mais fortes.
Esses problemas podem ser contornados, por exemplo, com o uso de telhas sanduíche, compostas por duas chapas de aço recheadas por material isolante, como lãs minerais.