Como identificar e tratar Patologias de Estruturas de Concreto
As estruturas de concreto são consideradas comprometidas quando apresentam manifestações patológicas com potencial de afetar a durabilidade e o desempenho. Por exemplo, as fissuras, das corrosões de armadura e da carbonatação, quando ocorre a diminuição do ph do concreto e despassivação da armadura. Patologias mais comuns: - a lixiviação, ou seja, o processo de remoção dos sólidos pela água - o desplacamento do concreto; e a porosidade da estrutura São muitos os problemas que prejudicam a estrutura, e a avaliação da situação passa pela determinação das causas.
Um elemento exposto à ação de gases, por exemplo, sofre fortes agressões e tem sua pasta de cimento comprometida, o que afeta significativamente a durabilidade.
As fissuras, que aparecem por diferentes motivos, permitem a passagem de substâncias agressivas que causam a corrosão e carbonatação das armaduras.
Essa situação pode representar prejuízos financeiros, como no caso de prédios ou indústrias que deixam de funcionar com capacidade máxima devido a áreas interditadas.
O trabalho também deve ser fiscalizado para garantir que as técnicas ideais sejam empregadas. Devemos analisar qual é a sua finalidade, avaliar as cargas que o projeto inicial previu que seriam suportadas.
Além dos fatores característicos dos materiais, as estruturas podem ficar comprometidas graças a causas externas, como incêndios, impactos ou mudanças não planejadas no uso. Remediação Após uma estrutura ser considerada comprometida, são necessários estudos para determinar se é possível recuperá-la ou se a situação exige a demolição. Os responsáveis por esse levantamento devem ter experiência comprovada na área para que possam auxiliar de maneira plena o tratamento da estrutura que apresenta problemas. Os custos e prazos da atividade também são impactados para realização dos trabalhos e dos materiais específicos para realizar o reparo. A Defesa Civil deve ser acionada somente nos casos em que a estrutura comprometida apresentar risco iminente para a população, como possíveis colapsos causados por sua movimentação ou desplacamento de grandes peças. Se a manifestação patológica está em estágio inicial, procure profissionais especializados para que verifiquem e tomem todas as medidas e as intervenções necessárias