top of page

6 exemplos da internet das coisas em ação na Construção Civil


Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. É a conexão dos objetos, mais do que das pessoas, à internet. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de coletar e transmitir dados. Mas e na Construção Civil, como ela pode ser aplicada?

Abaixo falaremos sobre algumas das principais aplicações da Internet das Coisas na Construção Civil.

1. Beacons de localização

Quando ocorre uma entrega errada na obra, sabemos o quanto isso gera dor de cabeça. Com beacons de localização, é possível rastrear máquinas e peças importantes, e resolver rapidamente qualquer problema que surja.

Um exemplo de beacon são as tags RFID, um tipo de etiqueta que pode ser colocado nos equipamentos e emite um sinal de localização em qualquer lugar.

2. Wearables para EPIs

Wearablessão dispositivos vestíveis, ou seja, que você pode colocar numa peça de vestuário para transmitir informações e dados das suas atividades.

Os EPIs você já conhece bem.Neste caso, usar wearables em EPIs pode servir para controlar a temperatura e medir sinais vitais dos trabalhadores ou enviar alertas importantes em caso de perigo.

3. Smart grid da planta industrial

A internet das coisas também torna mais fácil que uma edificação seja mantida segura tanto durante quanto depois da construção. Uma forma de fazer isso é por usar smart grids, que são sensores embutidos em pilhas de cimento de concreto para monitorar a carga sobre a planta, bem como o efeito das mudanças climáticas e da passagem do tempo sobre os materiais usados.

4. Monitoramento preciso de máquinas

Além de saber onde as máquinas estão o tempo todo, é importante acompanhar o seu desgaste. Mas nem sempre é fácil de prever a olho nu quando um equipamento vai precisar de reparos.

Para resolver isso, você pode instalar sensores de IoT nas suas máquinas para fazer esse acompanhamento e montar cronogramas de manutenção preventiva. Dá para medir e ajustar o consumo de energia, otimizar os aparelhos para não trabalhar a todo vapor em tempo ocioso e muito mais.

5. Betoneira conectada

A betoneira, que sempre teve um papel de destaque em obras de todos os tamanhos. Em obras grandes, garante o fluxo contínuo de concreto em algumas fases da obra pode ser um verdadeiro desafio logístico e operacional.

Com a instalação de sensores no caminhão betoneira, a previsão de chegada na obra melhora e, com isso, diminui o desperdício e possíveis problemas.

6. Impressoras 3D

As impressoras 3D são usadas para colocar materiais mais leves e resistentes em edificações mais sustentáveis e seguras.

Essa tecnologia tem sido usada de várias formas na construção civil, até servir como base para construções secas e edifícios pré-moldados.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page