Gestão de Manutenção em Pontes e Viadutos
Sabemos que no Brasil existe uma falta de cultura para manutenção, principalmente a preventiva. Como no caso do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros em São Paulo em 2018.
Mesmo sabendo que essas obras apresentam grande durabilidade, vale ressaltar que elas não são eternas. A garantia da vida útil e de satisfatórios desempenhos estrutural só será obtida através de uma adequada manutenção, com vistorias periódicas das avarias existentes, diagnosticando e indicando as ações de recuperação.
Um sistema de gestão de pontes é fundamental para conservação dessas obras. Uma gestão de pontes eficaz possui um rigoroso cadastro de todas as obras nos trechos e um programa de vistorias sistemáticas.Ele deve incluir diversas atividades técnicas, organizacionais e administrativas com o objetivo de instruir e por em prática uma política que contemple a conservação, a recuperação, a ampliação e a substituição de obras.
Sistema de Gestão de Pontes
Algumas atividades promovem a eficácia do sistema:
a) ter ma base de dados completa e facilmente acessível;
b) informações cadastrais atualizadas em um sistema remoto;
c) utilização dos dados obtidos para identificar os tipos de intervenção por obra, com estimativas de custos;
d) qualificação, através de treinamento, de pessoal técnico e administrativo.
Mas o que a norma diz?
A Norma NBR-9452ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto - Procedimento prevê que sejam feitas inspeções de rotina todos os anos e inspeções especiais, com maior riqueza de detalhes, a cada 5 anos nessas infraestruturas. O texto prevê que seja mantido e operado um sistema de gerenciamento para controle dessas inspeções.
Viadutos e Pontes no Brasil
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mantém uma base de dados que controla a inspeção de mais de 5 mil viadutos e pontes das rodovias federais brasileiras.
A ARTESP, que administra as rodovias do estado de São Paulo, também mantém um sistema similar. Porém em nível municipal e alguns estados brasileiros ainda não contam com esse serviço, tornando difícil manter nossas estruturas.