Como a Tecnologia Blockchain pode revolucionar a construção
Hoje vamos falar sobre como blockchain pode influenciar toda a indústria da construção civil.
A indústria da construção tem sido regularmente citada como um dos setores mais fragmentados e de alto impacto do mundo e tem sido regularmente desafiada a melhorar sua eficiência, produtividade e abraçar as oportunidades apresentadas pelas tecnologias emergentes.
Na última década, conceitos como o Bitcoin e outras criptomoedas indicaram um enorme potencial para a transformação de nossos negócios atuais e processos de pagamento. Mas como os profissionais e a indústria da construção reconhecem e capitalizam essa tecnologia emergente?
O que é blockchain?
Simplificando, o blockchain é um um banco de dados simples, mas com propriedades especiais de informações, como transações ou acordos, que são armazenados em uma rede de computadores.
Essa informação é armazenada cronologicamente e pode ser vista por uma comunidade de usuários, mas é descentralizada e geralmente não é gerenciada por uma autoridade central como um banco ou um governo. Uma vez publicada, as informações sobre o blockchain não podem ser alteradas.
Como exemplo, imagine um sistema em que, em vez de ter um livro de contabilidade central de todas as transações entre as partes contratantes, existe um sistema que mantém vários registros simultaneamente por todas as partes.
Existe, em seu lugar, apenas uma única fonte de informação ou única fonte de verdade (registros imutáveis de transações, interações) no blockchain mantido pela rede e seu protocolo - copiados e compartilhados com todas as partes que interagem na rede.
Blockchain foi introduzido pela primeira vez quase 10 anos atrás, como a tecnologia subjacente do Bitcoin.
Revolucionando contratos de construção e pagamentos
Essa transformação é parcialmente digital, a fim de melhorar a eficiência e os fluxos de trabalho digitais, em parte, uma mudança na prática de negócios.
A tecnologia Blockchain tem o potencial de afetar ambas as mudanças e facilitar essa inovação. Pode fazê-lo mudando os sistemas atuais de pagamento e gerenciamento de projetos para uma prática mais transparente e justa.
Ao reduzir pagamentos em atraso, as pequenas e médias empresas não são mais colocadas em risco contínuo de fluxo de caixa. Em vez disso, a indústria como um todo pode se tornar uma entidade mais confiável.
Por meio de contratos inteligentes, os processos de negócios e as tarefas administrativas podem ser automatizadas para aumentar a eficiência e estar sempre alinhados com os termos contratuais acordados. Isso pode resultar em economias de custo significativas, aumento nas margens baixas do setor e melhor controle dos custos do projeto.
Compras e gerenciamento do ciclo de vida dos ativos
O Blockchain pode oferecer um processo de aquisição mais simplificado, reduzindo o alto nível de fragmentação e complexidade dos principais projetos.
Tais sistemas podem melhorar a previsibilidade no que diz respeito à aquisição, mas também no caso de toda a entrega do projeto.
Juntamente com o BIM (Building Information Modeling), o blockchain pode criar a única fonte de verdade para todos os aspectos de um projeto de construção.
Esse modelo pode se tornar o gêmeo digital confiável de um ativo que suporta não apenas seu projeto e construção, mas também sua operação e manutenção ao longo de todo o ciclo de vida.
Desafios para a implementação
A tecnologia é nova e há vários desafios iniciais a serem enfrentados, mas o potencial de remodelar o setor para melhor é simplesmente grande demais para ser desperdiçado.
A construção é uma das maiores indústrias do mundo e a infraestrutura que ela cria é a espinha dorsal do crescimento econômico e da produtividade. É nossa responsabilidade inerente facilitar sua transformação digital para torná-lo pronto para os desafios do século XXI.
Oportunidades Contratos inteligentes; pagamento e gerenciamento de projetos; compras e gestão da cadeia de suprimentos; BIM e gerenciamento inteligente de ativos; e os desafios à frente para a implementação.
E você? O que acha dessa tecnologia?
Deixe aqui o seu comentário!