Materiais ecológicos para utilizar nas obras
A sustentabilidade é uma realidade na construção civil e é importante que materiais ecológicos sejam empregados em todas as obras. Muitas vezes a utilização de materiais ecológicos pode deixar a sua obra mais econômica.
Conheça alguns materiais ecológicos que você pode usar na sua obra!
Bambu:
Material muito utilizado no continente Asiático, o bambu está sendo bastante usado também no Brasil. Além de leves e flexíveis, também são resistentes e duram bastante. Pode ser utilizado como estrutura, pois tem boa capacidade de resistir à compressão, como também para decoração de ambientes.
Tijolos ecológicos:
Os tijolos ecológicos são feitos de mistura de solo, cimento e água. Na produção não há queima e evitando o desmatamento e a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Podem ser feitos tijolos de blocos modulares e de encaixe, evitando desperdício, sendo usado tanto como elemento de vedação, como para aplicação estrutural.
Além disso, os tijolos ecológicos garantem uma maior produtividade, demandando menos mão de obra e menor uso de materiais como: aço, cimento e madeira.
Aço para Protensão:
Os aços para protensão normalmente são empregados em viadutos, contenção de taludes, pisos de garagem de shoppings centers, entre outros. O funcionamento se dá por meio de uma pré-tensão de tração nas cordoalhas de aço, próprias para este fim, com a posterior concretagem. Após a cura do concreto, a tensão aplicada no aço é transferida para a estrutura de concreto, fazendo com que o aço volte para a sua posição original, e comprimindo o concreto.
Utilizando o sistema de concreto protendido, que suporta uma maior carga, reduz-se consideravelmente a quantidade de concreto e aço empregados na obra, e diminui a fissuração das estruturas, se em comparação a uma estrutura de concreto armado convencional.
Pisos e pavimentos recicláveis:
Os cacos de vidro, louças e cerâmicas quebradas, pneus, entulhos de construção, entre diversos outros produtos, estão sendo usados como matéria-prima em pisos e pavimentos. A vantagem é que se pode aproveitar materiais que antes seriam descartados, para criar pisos que conseguem até ser mais resistentes à deformação e impactos do que um piso semelhante convencional. Como por exemplo, o pavimento asfáltico com adição de borracha de pneu triturada, que consegue dar ao asfalto uma maior característica elástica, aderência e durabilidade.
Lâmpadas em LED:
A lâmpada de LED, que está sendo empregada até mesmo em automóveis, garante uma economia de energia ainda maior do que as lâmpadas fluorescentes. A durabilidade é superior. Apesar do custo ser maior, a médio e longo prazo, garante economia de energia bem como maior vida útil das lâmpadas.
Telhado verde:
O telhado verde é feito com uma camada vegetal assentada sobre a laje do edifício previamente impermeabilizada. No telhado pode-se plantar gramas e hortaliças, desde que seja feita uma consulta prévia a um engenheiro civil.
Além de ficar bonito, o telhado verde retém a água de chuva, retardando o seu escoamento, o que ajuda na drenagem urbana, além de absorver o CO2 e outros gases da atmosfera para o crescimento da vegetação. Um ótimo isolante termo acústico, mantendo o ambiente interno da edificação mais fresco e diminuindo a necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado.
O que você acha das alternativas de materiais ecológicos?