Quais os principais problemas em estruturas de concreto?
Como todo material, o concreto pode sofrer as consequências da degradação, mas existem formas de preveni-las ou de reparar eventuais danos. O importante é prestar atenção aos primeiros sinais de problemas e estabelecer uma rotina de inspeções estruturais.
Descoloração
Se o concreto sofrer descoloração e apresentar nuances de amarelo e marrom, é provável que tenha ocorrido problemas na preparação do material.
A descoloração acontece quando água e adicionada na mistura de concreto durante a obra de maneira equivocada pela equipe envolvida. O efeito pode ocorrer se cimento de diferentes origens ou substâncias como clorato de cálcio forem utilizados na mistura.
Procure por fornecedores com certificações pelos programas internacionais de controle de qualidade.
Para evitar a descoloração:
- Confira os níveis de tolerância do fornecedor do concreto utilizado e prepare uma mistura uniforme. - Espere toda a água das fôrmas evaporar antes de iniciar a concretagem. - Aguarde o concreto curar de forma uniforme. - Use o mesmo agente desmoldantepara soltar o concreto das formas e use cálcio líquido em vez de clorato de cálcio.
Lixiviação
Ocorre quando as superfícies de concreto começam a apresentar avarias por alguns centímetros de profundidade e a escamação continua a se expandir.
Esse fenômeno tem como causa a inadequação do processo de cura ou o uso de um concreto de capacidade insuficiente. A lixiviação também pode ocorrer devido a infiltrações.
- Faça a cura do concreto sem usar sal ou substâncias químicas - Evite o uso de vibrador no concreto com alto “slump”.
Trinca
Segundo a norma NBR 15575, as fissuras apresentam aberturas de até 0,6 mm, enquanto as trincas são definidas por uma abertura maior.
Por efeito de secagem, da temperatura, ou de sobrecargas aplicadas, as trincas podem aparecer. Em paredes, se a trinca não é estrutural e não causa infiltração de água, pode ser considerada aceitável.
A contração do concreto, efeito causador das trincas do concreto, é difícil de ser prevenida, mas pode ser controlada.
- Retirar a camada superficial do solo com material orgânico e compactar o solo solto abaixo da estrutura a ser executada. - Adequar o subsolo para drenagem adequada e projetar um pavimento de concreto com flexibilidade suficiente para suportar as cargas e movimentos calculados. - Adequar o processo de concretagem às condições climáticas. - Não sobrecarregara superfície de concreto e evitar condições de secagem rápida. - Minimizar a presença da água na mistura e maximizar o uso de agregados de baixa contração.
Ondulações
Uma superfície de concreto pode sofrer ondulações quando há mais encolhimento no fundo da estrutura após o endurecimento do concreto.
Um dos principais motivos das ondulações são a diferença da umidade entre o topo e o fundo da superfície da estrutura de concreto. Alguns procedimentos básicos previnem a ondulação do concreto.
- Utilizar as técnicas próprias de cura e posicionar as juntas de concreto adequadamente - Cuidados com a quantidade de água na mistura ou utilizar aditivos que reduzem a quantidade. - Use um agregado de grande porte e uma colagem apropriada ao aplicar misturas finas. - Use quantidade suficientede aço na estrutura. - Aplique o concreto em uma superfície úmida, mas com capacidade de absorção, para que a drenagem da água não seja forçada para o topo da laje.