top of page

Estruturas de concreto em situação de incêndio


O texto a seguir tem o objetivo de explicar alguns conceitos de projeto de estruturas de concreto levando-se em consideração a situação de incêndio. Os materiais estruturais perdem resistência e módulo de elasticidade quando submetidos a altas temperaturas, correndo o risco de colapso parcial ou total. A segurança contra incêndio deve ser estendida ao projeto estrutural e contribuir na integração dos sistemas de proteção das edificações como nos projetos hidráulico, elétrico e arquitetônico. Com a alta temperatura, os materiais utilizados nas estruturas sofrem alterações na microestrutura, modificando suas propriedades físicas e mecânicas.

Na madeira e no concreto, além das propriedades mecânicas, a área resistente pode ser reduzida, devido à carbonização e lascamentos.Nos metais, apenas as propriedades mecânicas são reduzidas em incêndio. Em situação de incêndio o concreto fissura e lasca, o que reduz a área resistente e expõe a armadura ao calor. O concreto endurecido é um material incombustível, de baixa coandutividade térmica e não desprende gases tóxicos quando exposto ao calor.

O aço da armadura, embora quimicamente mais estável do que o concreto endurecido, experimenta os efeitos da dilatação, da fluência e da redução da resistência e do módulo de elasticidade em função das altas temperaturas.

Nos países desenvolvidos, a segurança contra incêndio é considerada, pesquisada e aplicada. No Brasil, mesmo com estudos realizados, começou a ter mais importância na área das estruturas, com a publicação da NBR 14432/2000, publicada no ano 2000. Em 2004 foi publicada a "NBR 15200/2004 - Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio - Procedimento". Novas considerações foram incluídas no projeto de estruturas, mas requerem conhecimento e entendimento para que as diretrizes da norma sejam compreendidas e aplicadas.

Há registros de edifícios de concreto armado que sofreram colapso total ou parcial, por ocasião do incêndio, colocando em risco as ações de salvamento e combate ao fogo. Por isso a importância de se prever o risco de incêndio nos projetos de estruturas de concreto.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page