Construção Civil e os impactos ambientais
Quando falamos de construção civil, casas, apartamentos, escolas, estradas e outras construções, com o aumento dessas construções, sabemos que pode gerar o chamado impacto ambiental e pode de alguma forma afetar o meio ambiente.
Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer desde o desenvolvimento da obra até depois que a obra estiver pronta. Se não forem adotadas práticas ecológicas na construção, o consumo de energia elétrica e água podem contribuir no impacto ambiental, por exemplo.
Aproveitar alguns recursos como a água da chuva, reaproveitar alguns tipos de uso da água em casa, tratar de forma inadequada o lixo, são algumas soluções.
O conceito de Construção Sustentável pode ser amplo, mas para que a obra obtenha o conhecido selo verde pela Green Building Council, a construção precisa atender alguns requisitos básicos, como:
- Consumir em média 30% menos energia que as outras construções comuns. - Utilizar de 30 a 50% menos de água na obra. - Deve reutilizar água. - Usar tecnologias de aquecimento e geração de energia. - Reduzir a quantidade de lixo. - Usar materiais com certificação ecológica nas obras.
Segundo a organização Green Building Council,o Brasil está em 5º lugar no mundo em construções sustentáveis com mais de 200 empreendimentos em fase de análise para obter selo verde GBC. A expectativa é que esse número aumente, especialmente em obras do setor público.
Se você não pretende obter o selo verde GBC, mas é consciente ambiental, você pode adotar algumas práticas na construção de sua casa tornando útil para você e para as outras pessoas como:
- Implantar o Aquecedor solar para aquecer a água do chuveiro e da torneira. - Usar telhado verde ou telhas brancas, pois absorvem menor radiação solar, gerando menos aquecimento interno na sua casa. Logo você diminuirá o gasto com o uso de ar condicionado, por exemplo. - Cores claras nas paredes e áreas externas, pois absorvem menor radiação. - O reaproveitamento de água da chuva ou água do banho para regar plantas, jardins ou lavar o quintal e calçada. - Sistema de coleta seletiva de lixo. Veja se na sua cidade existe a coleta semanal. - Prefira madeiras de reflorestamento e materiais com certificação ambiental.