top of page

Impacto do vento, corrosão e radiação solar em estruturas



As forças da natureza são alguns dos testes mais severos aos quais essas estruturas são submetidas. De diferentes tipos de cargas de vento a cargas sísmicas, efeitos de corrosão e radiação solar. Existem muitos fatores a serem considerados na engenharia e no design de edifícios e estruturas:

O vento é uma força poderosa que tem um grande efeito sobre as estruturas. Existem dois tipos amplos de efeitos do vento nas estruturas: estática e dinâmica. A carga estática leva principalmente a flexões e torções elásticas da estrutura. A análise dinâmica do vento é necessária para arranha-céus, estruturas mais altas, longas e delgadas. As rajadas de vento causam forças flutuantes na estrutura que induzem grandes movimentos dinâmicos, incluindo oscilações.

Na arquitetura contemporânea, prédios altos e arranha-céus têm design e escala cada vez mais complexos que os colocam em maior risco de efeitos do vento e forças induzidas na estrutura. É vital analisar as forças cruzadas oscilantes do vento com uma certa frequência.

Os engenheiros de projeto arquitetônico, civil e estrutural devem criar um projeto seguro, sustentável e econômico com a ajuda de estudos e habilidades de engenharia eólica. Já a corrosão é o dano causado aos metais por um período de tempo devido à reação deles com o meio ambiente.

Aa corrosão não é simplesmente uma questão estética; causa sérios danos e deterioração de edifícios, pontes, equipamentos e tubulações. Enquanto os componentes metálicos no exterior do edifício são mais propensos a danos atmosféricos e corrosão, o efeito da corrosão em todos os elementos metálicos, especialmente dentro do edifício - como fundação e paredes estruturais - é igualmente ruim.

Se não forem aplicadas medidas adequadas de controle e prevenção da corrosão, a corrosão poderá levar a danos estruturais irreparáveis ​​e sérios problemas a longo prazo. Durante as etapas de planejamento e design do projeto, os engenheiros estruturais devem examinar as folhas de dados do local ou os documentos e especificações dos estudos ambientais.

A radiação solar ou raios UV são a energia do sol. A quantidade de radiação solar em um site específico depende da localização - isto é, latitude e horas de luz solar nessa área.

A radiação UV afeta a durabilidade de muitos materiais de construção. As tintas desbotam, os materiais à base de plástico se tornam quebradiços, a madeira torce e se move, e a expansão e a contração devido ao aquecimento e ao resfriamento causam estresse em vários materiais, portanto a radiação UV é uma consideração importante na sustentabilidade do edifício.

Os engenheiros devem escolher materiais com um número mais alto de índice de UV, pois eles têm maior resistência à degradação por UV.

Edifícios e estruturas são testados por forças da natureza e do ambiente durante toda a vida útil. As práticas corretas de engenharia e a seleção de materiais apropriados podem ajudar a aumentar a vida útil dos edifícios e mitigar falhas e danos pesados.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page