Considerações práticas para projeto de concreto armado
Sabe-se que na construção civil, na execução do Concreto armado, a simplicidade é uma das chaves para a economia. Para esquemas de estrutura de viga e viga com lajes unidirecionais, os próximos pontos devem ser levados em consideração:
1. Para sistemas de transferência de carga unilateral, coloque as vigas na direção curta entre as linhas dos pilares e as vigas na direção longa.
2. As espessuras das vigas e lajes unidirecionais devem ser determinadas atendendo às profundidades mínimas previstas nas normas. As larguras iniciais das vigas devem ser selecionadas para serem iguais à largura do pilar para facilitar o processo da forma. Além disso, selecionar uma largura e uma profundidade para todas as vigas pode simplificar ainda mais o trabalho.
3. Tente localizar as colunas, da melhor maneira possível, em uma grade ortogonal regular (nota: o quadrado é melhor).
4. Para ser rentável em relação ao custo da forma, tente usar a mesma profundidade para as vigas em todos os pisos e altere a largura da viga e / ou o aço de reforço quando necessário em vez da profundidade.
5. Tente fixar os tamanhos das colunas para vários andares do edifício e alterar a resistência do concreto se for necessária uma capacidade maior. Se for necessário alterar a dimensão da coluna, se possível, varie apenas um lado de cada vez para ter um bom custo-benefício.
6. Edifícios de concreto armado têm paredes de cisalhamento com rigidez de> = 12 * (a soma da rigidez bruta das colunas em uma determinada direção dentro de um andar). A maioria dos edifícios de altura baixa a média são reforçados por paredes de cisalhamento que geralmente estão localizadas nas paredes do elevador ou da escada.
7. Para ser mais eficiente, reserve um tempo para visualizar a sequência de construção dos elementos da estrutura e como a armadura será colocada.
8. Forneça espaçamento suficiente entre as barras de aço adjacentes para garantir que o concreto passe livremente entre as barras e para evitar a criação de vazios.
9. Desenhe em uma escala razoável os detalhes de reforço de lajes, vigas e colunas para fornecer dados completos para os locais de construção. Se possível com softwares 3D e tecnologia BIM (Building Information Modeling).
10. Não usar a taxa de armadura vertical máxima em pilares. Em vez disso, uma opção é aumentar a resistência do concreto e / ou o tamanho do pilar.
11. Para edifícios de concreto típicos, é preferível uma sequência de construção de uma semana (esperar uma semana para o concreto curar antes de passar para a próxima fase).
Comments