top of page

5 maneiras de melhorar a qualidade da inspeção da construção


Criar uma lista de verificação de inspeção de construção é como um roteiro. As listas de verificação de inspeção são ferramentas críticas de controle de qualidade para toda a indústria da construção.

Aqui estão 5 maneiras de usar listas de verificação de inspeção para melhorar a qualidade da construção:

1 - Criar consenso

Os formulários de inspeção listam preocupações críticas de qualidade de uma variedade de partes interessadas. Usado para criar consenso entre todas as partes para que os itens mais importantes sejam executados corretamente e suas listas de verificação de inspeção melhorarão o sucesso do projeto.

Por exemplo, digamos que você esteja construindo um shopping. Como contratante, você gerencia o trabalho que está sendo realizado por dezenas de contratados gerais e talvez centenas de subcontratados. Todos têm um interesse sério na qualidade do trabalho que está sendo realizado. E cada um tem uma experiência única.

Ao criar consenso nos principais pontos de verificação dos formulários de inspeção e usá-los em todo o projeto, você comunicará informações críticas para o sucesso do projeto.

2 - Lembretes

À medida que os contratados iniciam suas fases de trabalho, eles podem revisar suas listas de verificação para obter itens importantes a serem lembrados. No final, os contratados devem encerrar suas tarefas verificando se concluíram cada ponto de verificação.

3 - Registro de verificação de conformidade

Além dos pontos de verificação de maior conscientização, devem verificar a conformidade com as políticas e procedimentos de controle de qualidade. Outras partes interessadas que inspecionam o trabalho concluído devem usar uma abordagem semelhante para seus propósitos.

Uma vez concluída, as listas de verificação podem ser um registro permanente de que os detalhes críticos foram seguidos e o trabalho geral está em conformidade com as especificações. Arquivados, eles têm aplicações legais que demonstram que havia controles de qualidade, mesmo que houvesse uma falha.

4 - Identificar problemas para melhoria

Qualquer parte interessada pode usar o mesmo formulário de inspeção para inspecionar o trabalho. Em essência, o formulário de inspeção preenchido é a voz de cada parte interessada que realiza uma inspeção. Ele identifica lacunas entre suas expectativas e o que encontraram durante a inspeção.

Os superintendentes e o pessoal de Controle de Qualidade podem usar as mesmas listas de verificação usadas anteriormente pelos contratados e equipes de trabalho. Só que desta vez, eles estão usando a lista de verificação para registrar os itens de qualidade da segunda vez que encontraram. E depois, verifique se esses itens foram corrigidos.

O rastreamento dos pontos de verificação de qualidade pela segunda vez ao longo do tempo fornece informações sobre a frequência com que um problema ocorre e quem é o contratado responsável. Essas informações são a base para direcionar problemas e fazer alterações para aprimoramento.

As listas de verificação também acompanham a frequência dos problemas. Assim, depois de fazer algumas alterações, você pode ver se suas alterações resultam em melhorias reais.

5 - Monitorar o desempenho

Os gestores da empresa subcontratada podem usar os dados do relatório de inspeção para monitorar o desempenho da equipe de trabalho e fazer melhorias antes que o mau desempenho tenha impacto em futuras oportunidades de trabalho.

Embora algumas pessoas cheguem aonde querem ir sem usar um mapa, as empresas de construção não terão tanto sucesso sem usar as listas de verificação de inspeção.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page