top of page

Reforço de estruturas de concreto com fibras de carbono


Fibra de carbono é uma solução muito utilizada no reforço estrutural de construções já existentes, como estruturas de concreto armado.

Com o passar do tempo essas estruturas podem apresentar necessidade de reforço, por exemplo quando ocorrem mudanças no uso da edificação, ocasionando sobrecargas não previstas no projeto.

Os compósitos reforçados com fibras de carbono atuam como elementos resistentes aos esforços de tração que incidem no elemento estrutural. Especificação

Os compósitos reforçados com fibras de carbono normalmente são utilizados como reforço estrutural em construções já existentes.

Entre as informações necessárias para especificar corretamente a solução estão as verificações das tensões de tração atuantes nas armaduras existentes e no reforço estrutural, além das tensões de compressão atuantes no concreto e na armadura de compressão. Instalação

A preparação do substrato garante que a superfície disponha de suficiente resistência mecânica para que sejam procedidas as transferências de esforços que acontecem na interface entre o concreto e a fibra de carbono.

Após regularização do substrato, é usado um primer sobre a superfície para impregnação dos poros do concreto, garantindo uma ponte de aderência entre os elementos.

A saturação da fibra pode ser feita sobre uma bancada antes da aplicação ou, então, diretamente na peça de concreto a ser reforçada.

A colocação da fibra é feita imediatamente após a saturação, pois o tempo de aplicação da resina é curto – 25 minutos, no máximo.

O tempo de cura do reforço estrutural de fibra de carbono, em geral, a média é de sete dias. Um pouco de História Devido à necessidade de estruturas mais fortes para resistir aos abalos sísmicos que afetam o país asiático, o material começou a ser empregado na construção civil pelos japoneses.

No Brasil, o material foi usado pela primeira vez em 1998, para reforçar as estruturas do viaduto Santa Teresa, em Belo Horizonte.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page