Como as calhas podem ajudar no reaproveitamento de água
Uma calha é um canal ou duto, que pode ser feito de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC, latão, fibrocimento ou concreto. Esse canal recebe a água da chuva e a leva aos condutores verticais.
A calha protege a estrutura e direciona a água para um local adequado para o recolhimento da água da chuva, podendo ser reutilizada.
Sustentabilidade
Sabemos que a construção civil é responsável por grande parte dos resíduos sólidos gerados. Algumas atitudes podem ajudar na redução e na otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído, são elas:
gestão de economia da água;
mudança dos conceitos da arquitetura convencional para a criação de projetos flexíveis com possibilidade de readequação para futuras mudanças de uso e atendimento de novas necessidades, reduzindo as demolições;
redução do uso de materiais com alto impacto ambiental;
busca de soluções que potencializem o uso racional de energia ou de energias renováveis;
redução dos resíduos da construção com modulação de componentes para diminuir perdas e especificações que permitam a reutilização de materiais.
Impermeabilização
O sistema de cole de água da chuva aproveita a estrutura da edificação e direciona a água de calhas e rufos para um reservatório, também chamado de cisterna, que pode ser ligado a torneiras, vasos sanitários e estruturas que não precisam de água potável. Com a captação da água da chuva, é possível economizar esse insumo e diminuir o número de áreas impermeabilizadas. Limpeza Não basta instalar as calhas e esquecer que elas existem. É importante fazer a manutenção e a limpeza regulares, para que suas funções sejam desempenhadas a contento e indicado, por exemplo, o uso de filtros para não permitir que a sujeira entre em contato com a água que será armazenada, até mesmo para evitar entupimento. As proteções bloqueiam a entrada de folhas e dejetos dentro da calha.
Reuso
É possível fazer a captação da água provinda da chuva, o armazenamento e o tratamento, tendo em vista seu reuso. O objetivo é criar um sistema de tratamento da água para reutilizá-la e abastecer a residência.
Você vai precisar ter uma caixa coletora e fazer com que a água pluvial passe pelo processo de filtragem e de desinfecção. Além de calcular quanto de água cada edificação poderia utilizar através de um sistema de aproveitamento de água através de calhas.
Lembrando que a água não será considerada potável, mas poderá ser usada para, por exemplo: lavar roupa, limpeza doméstica, bem de como de carros e calçadas, assim como para uso na jardinagem.
Contar com a ajuda de um profissional especializado é fundamental para execução do seu projeto.