Os projetos de construção são executados em prazos rigorosos, acompanhando as demandas dos clientes, mudanças climáticas, falta de suprimentos e outros problemas para serem concluídos dentro do cronograma. Um rompimento pode causar uma quebra figurativa nos trabalhos, tornando o trabalho muito mais difícil.Quais são algumas das fontes mais comuns de desordem e o que os donos e supervisores da empresa podem fazer para minimizar esse risco durante o próximo projeto?
O tempo
Enquanto os meteorologistas podem prever o tempo com uma quantidade razoável de precisão, as empresas de construção não podem fazer muito para impedir os impactos das intempéries. Mesmo uma tempestade da tarde pode fazer com que o trabalho pare quando a terra batida se transforma em lama e ameaça engolir até mesmo o equipamento mais massivo.
As empresas provavelmente estão familiarizadas com as mudanças climáticas sazonais em sua área. A melhor coisa a fazer nesses casos é planejar o tempo extra em um cronograma de construção para considerar essas mudanças sazonais. Se o tempo cooperar, o projeto é finalizado antes do prazo e todos ganham. Se isso não acontecer, não há necessidade de solicitar tempo ou dinheiro extra do cliente.
Comunicação
A comunicação é vital para o sucesso na indústria da construção. Embora cada funcionário possa trabalhar de forma independente para concluir uma tarefa, um local de trabalho bem-sucedido se dedica à atividade coordenada. A melhor maneira de atingir esse objetivo é se concentrar em melhorar a comunicação em tempo real no canteiro de obras.
Os gerentes de construção devem criar um plano de comunicação para tratar de possíveis problemas à medida que surgem. Os funcionários devem estar cientes de quais problemas podem solucionar problemas no local e que precisam ser passados pela cadeia de comando. Com um fluxo de comunicação estabelecido, os possíveis atrasos podem ser resolvidos de forma mais eficiente.
A implementação de novas tecnologias de comunicação - fornecendo walkie-talkies, fones de ouvido Bluetooth com as mãos livres e outras ferramentas - também pode ajudar a gerenciar esse problema com eficiência. Sem uma comunicação constante em tempo real que flua nos dois sentidos, é fácil perder o controle de algo importante, levando à interrupção.
Falhas de equipamento
Se uma máquina ou componente vital falhar no meio do trabalho, isso pode perturbar todo o delicado equilíbrio que a empresa criou, retardando o trabalho e até mesmo causando prazos perdidos se levar muito tempo para adquirir peças ou consertos para o equipamento.
A manutenção preventiva pode reduzir drasticamente esse risco de interrupção. Os gerentes de construção também podem aproveitar a tecnologia de monitoramento que fornece atualizações em tempo real sobre manutenção e desempenho de equipamentos.
Isso não apenas evita problemas de cronograma - equipamentos bem mantidos podem durar anos e aumentar a segurança dos funcionários, diminuindo a chance de acidentes ou fatalidades no trabalho.
A programação
A indústria da construção é brutalmente competitiva, o que pode levar muitos proprietários a sobrecarregar suas equipes na tentativa de acompanhar a concorrência. A programação e os processos podem ajudar as empresas a garantir contratos, mas também arriscam a carregar as equipes demais, e as pessoas cansadas ou sobrecarregadas podem cometer erros.
Manter um cronograma completo não é um coisa ruim, mas não agende projetos para que eles se sobreponham e os funcionários não tenham tempo de inatividade entre eles.
Contratações
Empresas de construção geralmente dependem de subcontratados para completar partes de um trabalho. Lidar com subcontratados não confiáveis não precisa ser um pesadelo.Os supervisores precisam começar claramente abordando os pontos negativos com o contratado. O seguro extra pode ser garantido documentando-se uma comunicação em papel, até e inclusive o envio de uma carta certificada com aviso de recebimento. Se isso não resultar em nada, o próximo passo é revisar as cláusulas do contrato para descobrir quais são as opções, especialmente se o dinheiro já mudou de mãos.
Mudanças no Cliente
Uma das interrupções mais significativas no local de trabalho não vem do equipamento meteorológico ou quebrado - é do cliente. Mudanças de última hora no projeto ou no programa.