top of page

O que é Ficha de Verificação de Serviço (FVS)

Aperfeiçoar processos na construção civil é uma preocupação comum. A produtividade e, consequentemente, os lucros de uma obra estão ligados à esses aspectos.

Dentre os parâmetros que devem ser seguidos ao longo de uma construção está a Ficha de Verificação de Serviço. Este item atesta se as atividades executadas respeitam padrões de qualidade exigidos pelas normas existentes.

O documento precisa ter informações que contemplem cada etapa e deve-se considerar desde a fase inicial da edificação até os últimos detalhes.

Exemplo de FVS

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma iniciativa para o cumprimento de metas estabelecidas junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de atestar a conformidade das empresas e obras em normas específicas e sistemas de gestão, o PBQP-H ainda estabelece que 25 serviços sejam controlados numa edificação: É recomendada, que se faça o acompanhamento completo de uma Ficha de Verificação de Serviço , evitando readequações, demolições, retrabalho e outras situações decorrentes de erros que possam gerar atrasos.

Cada ficha pode ser preenchida por mais de um profissional. Toda nova etapa da construção só será liberada quando a anterior estiver totalmente aprovada.

Para que seja eficiente, uma Ficha de Verificação de Serviço precisa fazer parte de um processo contínuo de segurança, eficiência e melhorias.

As fichas devem conter itens suficientes para atestar a qualidade da execução e os critérios que estão relatados no documento podem ser objetivos como: o esquadro, dimensão dos vãos e eventuais quebras, fissuras ou manchas.

Ao elaborar o documento, tenha em mente que o seu preenchimento deve ser facilitado. Isso inclui uma leitura clara e conceitos comuns entre todos os envolvidos no projeto.Uma Ficha de Verificação de Serviço incompleta não é capaz de assegurar o bom andamento da obra, e dessa forma perde a sua função.

Uma ficha do setor de alvenaria aborda questões como planicidade, disponibilidade das ferramentas, dimensão de janelas, portas, entre outros.

Já a ficha relacionada à segurança dos colaboradores pode contemplar itens como a instalação e a disponibilidade de EPIs. Invista na tecnologia para otimiza. É importante sistematizar o trabalho. Afinal, o grande volume de itens que precisam ser contemplados ainda representa um desafio.

Com o controle de processos nas normas de qualidade e inspeções por formulários dinâmicos, os indicadores flexíveis oferecidos pela tecnologia contribuem para que haja a visão holística dos processos envolvidos na construção e, claro, a tomada de decisão mais assertiva.

A ficha de Verificação de Serviço tem evoluído junto às novas tendências do mercado, aliando-se às tecnologias móveis para proporcionar um modelo de adequação mais dinâmico, interativo, rápido e passível de transformações.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page