Planos não são nada sem um bom planejamento
“Planos não são nada; planejamento é tudo”é uma famosa citação do ex-presidente dos EUA Dwight D Eisenhower (1890-1969).
Em um mercado cada vez mais competitivo, a indústria da construção precisou mudar seu foco para melhorar a produtividade, com iniciativas para lidar com essa questão de planejamento.
As iniciativas estabelecidas dentro de um planejamento visa aumentar a segurança e a produtividade na entrega, melhorando os resultados de toda a vida operacional.
A adoção da tecnologia digital
A utilização da tecnologia digital na construção tem sido amplamente discutida e a falta de tecnologias digitais pode ser entendida como uma das principais razões para níveis mais baixos de produtividade. Mas nos últimos anos, houve uma onda de inovação nesta área com um enorme fluxo de aplicativos e novas opções de software para as empresas explorarem.
A construção é uma das indústrias menos digitalizadas do mundo, mas por quanto tempo?
Em um nível de projeto, o planejamento robusto de curto prazo continua sendo um dos métodos mais confiáveis e eficazes para um projeto aumentar a eficiência e a produtividade para maximizar o programa e os benefícios comerciais.
Ter apenas planos não trará somente essas melhorias, pois isso depende da qualidade do planejamento dentro desses planos.
Felizmente, existem alguns métodos confiáveis para garantir que planos de curto prazo sejam produzidos com a qualidade necessária para melhorar a produção.
Colaboração
Em um projeto de construção, a colaboração é fundamental. A importância de conhecer e compreender plenamente como seus trabalhos planejados farão interface com os trabalhos de outros que planejam seus próprios trabalhos ao seu redor não pode ser subestimada.
A colaboração eficaz não apenas evita desperdícios desnecessários ao reduzir a probabilidade de dois grupos de trabalho planejarem trabalhar no mesmo local ao mesmo tempo, mas o mais importante é evitar a necessidade de alterações de última hora no site, o que muitas vezes é a causa de muitos incidentes de segurança.
Remover restrições
As atividades quase sempre terão restrições de algum tipo que, a menos que sejam abordadas, impedirão que a atividade seja alcançada.
O design e a documentação para segurança, meio ambiente e qualidade são as formas mais comuns de restrições de documentação que podem afetar o sucesso de uma atividade se não estiverem em vigor antes do início das atividades.
Sempre haverá situações que surgem em um projeto que exigem mudanças urgentes na documentação, no design ou nos métodos de trabalho.
Em tais casos, alterar a documentação da forma mais conveniente possível é vital. No entanto, não ter esta documentação em vigor para as atividades que não estão sujeitas a alterações tardias será devido a um mau planejamento.
A manutenção e gestão de documentos pode ajudar a garantir a produção e evitar atrasos.
Aprendendo com o fracasso
Analisara causa raiz de um problema é uma técnica muito usada na construção, no entanto, é mais usada para determinar como ocorreram os incidentes de saúde e segurança e para garantir que seja evitado.
Da mesma forma, agrupar e analisar atividades com falha fornece às equipes de projeto dados valiosos que podem ser usados para identificar os motivos mais comuns pelos quais as atividades não conseguem impedir a recorrência, tanto quanto possível, para ajudar a aumentar a confiabilidade geral dos planos.
Mantenha simples
Para que um plano seja eficaz, as pessoas precisam seguir o plano. Portanto, adicionar informações desnecessariamente complicadas deve ser evitado para evitar confusão.
Também vale a pena lembrar que algumas pessoas que precisam estar cientes do plano podem achar confusos os formatos tradicionais com os métodos de Gantt ou gráfico de barras, e outros formatos devem ser considerados.
Outros formatos que podem ser considerados incluem planos visuais com atividades desenhadas em esboços para mostrar as atividades planejadas para ocorrer em um determinado dia ou semana.
Planos visuais são especialmente bem-sucedidos para equipes de sites, e esse formato é altamente recomendado nessas circunstâncias.
Outro formato simples é uma lista diária de atividades, divididas por localidade, equipe, disciplina ou uma mistura delas para atender aos requisitos do projeto.
Qualquer que seja o formato adotado, o mais importante é que um plano seja sempre claro, conciso e simples.