top of page

O que é qualidade e como aplicá-la na construção civil?


O que conhecemos sobre QUALIDADE?

Na década de 50, no Japão,após a segunda guerra mundial, surgiu um movimento de reconstrução do país e nesse período foi criada a filosofia da Qualidade Total (Total Quality) nas indústrias, onde o conceito de qualidade não se estendeu somente aos produtos, mas em todo o processo de fabricação. A Qualidade, então, foi incorporada nosprocessos e cultura das empresas, para fornecer produtos ou serviços em conformidade com alguns requisitos criados.

Então, com o tempo a qualidade não significava mais custo nas organizações. A otimização e padronização de processos melhorou financeiramente o desempenho de algumas companhias, e foi assim que a Qualidade ficou conhecida. Resumindo - Qualidade é produzir produtos ou prestar serviços em conformidade com requisitos. - Qualidade é atender, encantar e superar as expectativas do cliente. - A qualidade se estende ao processo e não só ao produto. - Mais qualidade não significa mais custo.

E para avaliar a Qualidade, alguns processos de Melhoria Contínua podem ser implementados como: - Otimizar a qualidade e a produtividade. - Economia de custos. - Antecipar problemas antes de produzir. - Inspeções durante o processo e não no estágio final. - Uso de dados estatísticos. - Padronização e sofisticação. - Realizar corretamente a tarefa logo na primeira vez. Uma metodologia muito conhecida de melhoria contínua é o PDCA: processo que se retroalimenta e se otimiza a cada ciclo. Plan - Planejar Definir o plano de execução, treinar equipes, definir metas elistar os recursos. Do - Executar Colocar o plano na prática, monitorar possíveis problemas e alterar de imediato. Check - Verificar Analisar se há continuidade dos resultados e Identificar problemas. Act - Agir Determinar causas de resultados negativos, tomar ações corretivas e aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo. E o que é ISO 9001 ?

É uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto.

Esta norma faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente da sua área de atividade.

Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir determinados requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade. São os Requisitos:

  1. Escopo.

  2. Referência normativa.

  3. Termos e definições.

  4. Sistema de gestão da qualidade.

  5. Responsabilidade da direção.

  6. Gestão de recursos.

  7. Realização do produto.

  8. Medição, análise e melhoria.

A aplicação do conceito de Qualidade na Construção Civil no Brasil

Até a década de 1980, o atendimento aos requisitos de qualidade era limitado.

Na década de 90, o Governo do Estado de São Paulo criou o QUALIHAB, programa para estimular as empresas construtoras a adotar a metodologia segundo a ABNT ISO 9001 aplicada na construção civil. O QUALIHAB é aplicação da norma no segmento de construção de habitações populares do CDHU. Quando uma empresa é qualificada, significa que ela possui um sistema de gestão da qualidade nos moldes da norma internacional.

E O QUE É O PBQP-H ?
Pouco tempo depois do QUALIHAB, o Ministério das Cidades juntamente com técnicos e entidades do setor organizaram o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC) para estimular e padronizar a certificação das empresas nacionais ligadas à construção civil. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é um conjunto de ações desenvolvidas pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, que tem como principal propósito, organizar o setor de construção civil em torno de duas questões principais, ligadas à melhoria da qualidade do habitat e à modernização produtiva. O sistema de gestão da qualidade melhora não só os processos, mas as pessoas envolvidas. A adoção de um sistema não é necessariamente o fator que melhora a produção de produtos e a prestação de serviços. Há diversas empresas mundialmente conhecidas e que são referência de qualidade, mas não seguem nenhum desses padrões internacionais. Elas criaram suas próprias metodologias e mantém esse processo em sigilo. Dessa forma podemos entender que qualidade é uma série de requisitos que criamos para apresentar o melhor produto ou serviço ao mercado consumidor.
Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page