O conceito de sustentabilidade na engenharia civil
A palavra “sustentabilidade” surgiu na língua inglesa com sustainable development. O conceito não surgiu na engenharia. Pode-se aplicar a qualquer segmento de mercado: comércio, finanças, medicina, biologia, ecologia, agricultura, arquitetura e engenharia.
Quando falamos em “desenvolvimento sustentável” imaginamos que a atividade a que se refere seja, principalmente, durável. Aplicável às gerações futuras que a utilizarão como:
Locação de um imóvel,
Remédios com grande prazo de validade,
Tratamento médico válido até o fim da vida do paciente,
Obras de engenharia ao longo do tempo sem necessidade de reforços por deterioração.
Na engenharia, o projeto começa com a arquitetura responsável pela não agressão à natureza. É o exemplo de uma Via pública que procura não atingir a vegetação local, como a destruição da Mata Atlântica, por exemplo.Por isso a necessidade de tantos túneis, não somente com o objetivo de encurtar o percurso.
O conceito de Construção Sustentável baseia-se na criação de modelos que permitam à construção civil propor soluções aos principais problemas ambientais atuais e possíveis futuramente, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários. O assunto vem sendo debatido em todo o mundo, e tornou-se necessário adequar a arquitetura a esta demanda. Alguns países criaram critérios de avaliação para construções sustentáveis.
Os métodos para avaliação ambiental de edifícios surgiram na década de 1990 na Europa, EUA e Canadá com a intenção de encorajar o mercado a obter níveis superiores de desempenho ambiental. No Brasil, a certificação de boa conduta ambiental e social mais conhecida é a Certificação LEED do US Green Building Council (GBC) [Conselho Norte Americano de Prédios Verdes]. Mas outros sistemas de certificação estão começando a despontar. Em abril de 2008 foi lançada a certificação para empreendimentos sustentáveis Alta Qualidade Ambiental (AQUA),que foi adaptada para atender as características ambientais do país.