A importância da Engenharia Civil
Vivemos em uma sociedade na qual valorizamos por aparências e muitas vezes não damos valor ao progresso da condição humana e à melhoria da qualidade de vida. Tudo o que utilizamos em nosso dia a dia como meios de transporte, as rodovias, ferrovias, aeroportos, edifícios residenciais, hospitais, escolas, centros culturais, são projetados por arquitetos e engenheiros. Penso que a engenharia é uma das áreas responsáveis pelo progresso da humanidade.
Se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem energia, comunicação ou sistema de água e esgoto.
O engenheiro civil é o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos entre outras obras de construção civil.Escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.
O futuro depende de pesquisadores em todas as áreas, tecnólogos e engenheiros que continuam a construir as condições para um futuro melhor. A Engenharia é encarada quase como um mal necessário.Nos folhetos de venda dos imóveis e coquetéis de lançamentos aparecem os paisagistas, decoradores de interiores e imobiliárias. Mas não aparecem os nomes das empresas de Engenharia envolvidas nos projetos de estruturas, fundações e instalações.
Mas quando catástrofes e acidentes em obras ocorrem, o engenheiro é sempre lembrado.
É importante repensar e valorizar a profissão, fazendo com que as conquistas da Engenharia sejam reconhecidas.