top of page

O que é Avaliação Técnica de Projetos?


O que é avaliação técnica de projetos

O desabamento de uma determinada ponte pode prejudicar inúmeras vidas. A causa do acidente pode apontar para uma falha de projeto estrutural, que muitas vezes não leva em conta o impacto de mudanças geológicas.

Mas quais cuidados podem ser evitados em uma tragédia como essa?

Um dos recursos oferecidos pelas empresas de engenharia civil e exigido em norma para grandes estruturas, é a Avaliação Técnica de Projeto (ATP), onde um profissional verifica e avalia os critérios, cálculos e desenhos utilizados pelo projetista de estruturas. Tem como objetivo minimizar a possibilidade de erros e evitar desastres na construção civil. Em uma revisão recente, de 2014, a NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento recomenda que a avaliação seja adotada em todas as obra se que o ideal é que o verificador seja contratado ainda no início do projeto. É sempre recomendável trabalhar junto com o projetista e acompanhar o andamento da obra para saber se ela já apresentou alguma patologia, se existe a necessidade de arrumar alguma coisa ou refazer parte da obra.

O que é a avaliação de conformidade de projeto e por que ela é importante? Chamamos de ATP, sigla para Avaliação Técnica de Projeto. A revisão feita é em relação aos projetos de estruturas. O objetivo principal é minimizar os erros de projeto. Já vimos exemplos de obras que vieram abaixo por falta de qualidade do projeto, dessa forma a ATP é indispensável para aumentarmos as chances de termos sucesso nas obras estruturais.

O que a NBR 6118 diz? Na versão de 2003, a norma já mencionava a verificação de projeto, mas para obras de grande porte. Na época, isso pode ter tido um entendimento divergente. O que é uma obra de grande porte? Uma barragem? Uma ponte estaiada? Um edifício de 50 andares ou mais? Hoje, a versão atual da norma de 2014, nos faz pensar que independentemente do porte da obra, não podemos correr riscos. Se uma empresa dá seu aval ao projeto, ela assume a responsabilidades. E se houver algum problema depois, pode acabar sendo acionada juridicamente. Que critérios observar na escolha do avaliador técnico? Consulte um profissional com um histórico tanto como avaliador quanto como projetista. Verifique e confirme suas qualificações. É importante que ele tenha uma boa experiência com o tipo de obra que se espera consultar. Quem trabalha com obras industriais, por exemplo, pode não ser a pessoa mais adequada para avaliar uma torre residencial. Quem contrata o avaliador? O ideal é que a empresa que está contratando o projetista contrate o avaliador. É importante que o avaliador seja um terceiro. Mesmo que a empresa tenha um departamento de controle de qualidade interno, a avaliação deve ser sempre feita por alguém de fora. Como costuma ser o preço praticado?

O preço do trabalho de verificação depende do valor do projeto. Costuma variar algo em torno de 20% a 30% do valor do projeto, dependendo do processo usado na avaliação. Uma coisa que pode aumentar esse valor é se o avaliador não tiver acesso ao modelo estrutural - como por exemplo, de projetistas que não queiram fornecer por questões de propriedade intelectual. Nesse caso, o avaliador precisará criar um modelo para realizar seu trabalho. Como definir quais projetos exigem uma avaliação mais complexa e quais pedem algo mais simplificado? O grau de simplicidade pode ser indicado pela repetição das peças: por exemplo, uma residência modulada e um prédio de dez andares com pilares modulados são construções mais simples de projetar. Um edifício com mais de 25 andares onde é preciso considerar efeitos de vento e vibrações poderia ser considerado mais complexos, obra que requer uma avaliação mais detalhada. Mesmo uma casa pode ser um projeto complexo se ela tiver, por exemplo, jardins suspensos. Quando fazer a ATP?

O ideal é que o projetista já comece a decidir seus critérios junto com o avaliador para evitar problemas futuramente. Em alguns casos de verificações de obras já prontas ou em andamento, o serviço costuma ser contratado porque surgiu alguma patologia ou por mudança de utilização, como um prédio planejado como residencial e que se tornará comercial. Quais são as etapas do processo de avaliação de projeto? A primeira coisa é obter os dados de projeto: processamento, modelo estrutural, memória de cálculo, desenhos. Depois o profissional faz uma análise e emite um relatório de avaliação do projeto, que apresenta os critérios que foram aceitos, quais estão fora da norma e quais precisam ser detalhados. Depois, os relatórios seguem o cronograma da obra. E não esqueça: Contrate sempre um especialista na área!

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page