Carreira: 6 passos para trabalhar com projetos estruturais
Pode parecer ser um desafio projetar algo de grande valor e que vai durar décadas, mas para isso exige que o projetista tenha condições de encontrar a solução mais adequada para cada obra, garantindo a segurança, durabilidade e o desempenho estrutural. Para seguir nesta área é importante ter interesse, ser técnico e entender muito bem de planejamento.
Especialização Escolha a área você vai se especializar, estude o mercado de projetos na sua região, quem está atuando, qual é o padrão dos projetos, quantos escritórios existem. Defina o foco de atuação de onde vai trabalhar, projetos ou execução do projeto?
Mantenha-se atualizado sempre! Invista na sua própria qualificação técnica para que você possa trabalhar e se destacar. Lembre-se que se qualificar abre portas para mais oportunidades!
Trabalhar com estruturas exige amplo conhecimento técnico sobre toda a obra e entendimento sólido voltado a área de análise, cálculo estrutural, dimensionamento e detalhamento de estruturas. É imprescindível ter conhecimento de normas técnicas vigentes.
Softwares Analise todas as ferramentas de trabalho. Sejam elas softwares para criação dos projetos até a softwares para a gestão das obras.
Estratégias Tenha uma estratégia de trabalho bem definida antes de começar. Antes de iniciar um projeto tenha bem claro um passo a passo do que será preciso verificar para desenvolver o projeto da forma mais eficiente possível, economicamente e funcionalmente.
Previsões Um bom projetista deve conseguir prever os resultados esperados para determinados projetos, com os parâmetros de projetos médios. Com experiência e com o tempo, se aprende a ter um melhor senso crítico do todo.
Experiência Se você ainda não tem muita experiência, comece com projetos pequenos. E após ter uma certa segurança, passe a buscar projetos maiores. Uma outra dica é fazer parcerias com profissionais mais experientes que possam ajudar na sua evolução.
Excelência Um bom profissional busca solução de excelência para o cliente.Entendendo as necessidades de cada um, fica mais fácil satisfazê-lo e conseguir um novo projeto. Não importa se é o primeiro projeto, você precisa criá-lo o mais bem elaborado possível.
É possível começar a fazer projetos estruturais, seja você estudante ou profissional, basta planejar e estruturar seus objetivos.