top of page

Alterações no Projeto. E agora?


Alterações no escopo do projeto podem ocorrer. Por isso é bom saber lidar quando uma alteração é identificada. Antes é importante analisar se é realmente necessária uma alteração ou se uma adaptação pode ser feita. Identificar mudanças no escopo do projeto ajuda a minimizar retrabalhos, além de atrasos e focar na obra final. A mudança de escopo do projeto pode ter efeitos sobre diversas áreas - estruturas, hidráulica, paisagismo, entre outros.

É importante identificar todas as áreas da obra e redefinir asequipes que estarão envolvidas, ou seja executar um diagnóstico preciso do que terá de ser alterado.

Revisar o cronograma

Comece revisando o cronograma e fazendo as alterações com foco em reduzir efeitos negativos sobre o negócio e a equipe de trabalho. Equipe de Trabalho

Quantas horas a mais o projeto será impactado? Outros profissionais devem fazer parte a partir dessa alteração?

Financeiro

Provavelmente pode-se ter um aumento de custo da obra para realizar os ajustes necessários. Deve-se apresentar um novo orçamento para os serviços. Casos Especiais

Analise todas as alterações de forma isolada e depois unificada. Pondere o que uma impacta na outra. Por exemplo:

A laje do pavimento era plana, e depois surgiu um desnível que não havia sido definido desde o início. Isso irá alterar o projeto de Hidráulica? Será necessário alterar o projeto estrutural das tubulações previstas anteriores?Dessa forma teremos um retrabalho que implicará em custos adicionais?

Algumas situações podem até ser toleráveis ou no limite do escopo do projeto. Por isso a importância de realizar a contratação de um gerenciamento de obras para realizar o planejamento e contratação adequada.Além de identificar as alterações realmente necessárias, a gestão de risco ajuda a antecipar e prevenir problemas nas obras.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page