top of page

Corrosão no concreto é causada por umidade e gases nocivos


Corrosão é um processo de degradação dos materiais metálicos e a sua consequência é o desgaste do metal. A oxidação ocorre quando o material fica exposto ao contato com gases nocivos ou com a umidade, necessitando de cuidados para prolongar sua vida útil. A corrosão pode se manifestar de maneira generalizada nas estruturas de concreto armado, ou relativamente uniforme na superfície do aço, e na forma de pites de corrosão que ocorrem de maneira pontual e em profundidade. Nas estruturas de concreto protendido ocorre em cabos sob altos níveis de tensão. Normalmente age de maneira granular ou cristalina. Sua característica é a ruptura brusca dos cabos sem sintomas prévios. A corrosão no concreto armado ocorre em locais que são expostos à umidade e agentes agressivos, ou em locais com muitas falhas, como ninhos de concretagem que, pela alta porosidade, facilita a penetração de agentes agressivos. 3 motivos de maior incidência da corrosão de armadura: 1 - O lançamento do concreto, a uma determinada altura, sem manter os cuidados extras, pode conduzir à sua segregação, principalmente na base dos pilares. A menor concentração de pasta e maior concentração de agregados neste espaço, leva ao surgimento de uma região com concreto mais pobre e outra com concreto mais rico em cimento. 2 - A base dos pilares tem elevada densidade de armadura que pode dificultar o adensamento do concreto lançado que influência um potencial de corrosão. 3 - Em pilares expostos ao ambiente a água tende a se acumular por mais tempo em sua base, gerando um potencial de corrosão mais negativos. Causas da corrosão Um dos principais fatores da corrosão é a penetração de cloretos, proveniente de maresia ou contato direto com a água do mar. Os íons cloretos no estado sólido depositam-se progressivamente na superfície do concreto. São dissolvidos pela chuva e transportados para o interior da estrutura por meio de mecanismos como absorção capilar ou difusão, provocando, ao longo dos anos, a corrosão das armaduras. Outros diversos motivos de corrosão de armaduras no concreto armado: ataque por águas sulfatadas, retração por secagem, reação álcali-agregado,carbonatação, entre outros.

O tratamento O tratamento das áreas afetadas pela corrosão é realizado em sete etapas:

1. Delimitação da área com corte com serra circular;

2. Escarificação do concreto solto e deteriorado;

3. Limpeza do produto de corrosão formado, que pode ser feito de forma manual, com jato de areia ou jato de água;

4. Pintura na superfície do metal para maior proteção;

5. Aplicação de uma ponte de aderência;

6. Preenchimento com argamassa de reparo e acabamento da superfície; e, por último,

7. Cura da argamassa de reparo, geralmente feita com água da rede de abastecimento de água potável.

Prevenção A corrosão nas armaduras do concreto armado pode ser evitada com a qualidade da concretagem da estrutura. Outro caminho para evitar a corrosão em estruturas reparas ou novas é proteger a superfície aplicada sobre o concreto. Os materiais de proteção de superfície para concreto podem ser classificados em formadores de película, hidrofugantes de superfície (de poro aberto) e bloqueadores de poros. Película As películas podem ser divididas em tintas e vernizes. Tinta é uma composição líquida pigmentada que se converte em uma película sólida após sua aplicação em uma camada delgada. As tintas são formuladas a partir de quatro componentes básicos, sendo eles resinas, solventes, pigmentos e aditivos. Os vernizes são constituídos por resinas, solventes e aditivos. Hidrofugantes de superfície As impregnações hidrofugas são as que menos interferem nas superfícies de concreto.O efeito consiste em impedir, ou dificultar a absorção de água.

Bloqueadores Os bloqueadores de poros são produtos compostos por silicatos, que penetram nos poros superficiais e reagem com a portlandita, formando um produto semelhante ao C-S-H. O silicato de sódio é o produto mais usado para este fim.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page