Recuperação estrutural, para obras com problemas na estrutura
Quando o assunto é manutenção de edifícios, quem contrata para execução de serviços de manutenção espera que os serviços sejam eficientes e econômicos. Problemas estruturais em lajes, vigas, pilares ou coberturas que possam ocorrer através do processo de corrosão do aço, e/ou, da carbonatação do concreto podem ser apenas o começo do problema.
Inicialmente, procure a opinião de um especialista de confiança, mesmo que a recuperação possa ser feita pelo mesmo construtor da obra ou por qualquer outra construtora. É importante que seja realizada a recuperação da estrutura danificada o quanto antes, para que a vida útil da edificação não seja reduzida ou mesmo possa vir a ter um colapso estrutural por falta de manutenção.
As fissuras (rachaduras) ou deformações excessivas (lombadas) que vemos costumam ser apenas a consequência dos efeitos do problema por traz das causas que provocaram o problema. A recuperação estrutural aplicada em uma estrutura, normalmente é motivada por processo de corrosão em suas armaduras. A remoção do concreto e a substituição das armaduras podem provocar problemas com maiores gravidades, no futuro ou no presente, inclusive com o desmoronamento da estrutura. O conserto deverá ser feito nos sentidos físicos e químicos, considerando que se trata de um processo que é uma série de fenômenos sucessivos com nexo de causa e efeito, identificados através de um Laudo Técnico Específico. Elaborar um Laudo Técnico Estrutural deve ser o primeiro passo para a recuperação de qualquer estrutura, seja em concreto armado ou mesmo em estruturas metálicas, devendo apresentar as causas do problema e as suas soluções, além de uma previsão dos custos financeiros da obra de recuperação da estrutura.
Na maioria das vezes a sua estrutura terá uma chance de ser recuperada desde que o processo seja conduzido por um especialista.